segunda-feira, 25 de julho de 2011

O que é preciso para tornar seu aplicativo Android um sucesso?

Autor convidado: Cláudio Bastos é brasileiro, mineiro, geek, programador, fâ do Google e membro do GTUG-BH desde os primórdios. Seu perfil no Google+ é https://plus.google.com/103025515234712691442/about?hl=pt-BR

Beleza, praticidade, utilidade e performance: esses são os aspectos básicos de um app Android de sucesso!!! Fácil não é?

Humm... talvez nem tanto. Nós, desenvolvedores, adoramos resolver problemas com nossos códigos automatizados e inteligentes, além, é claro, de mastigar fontes em busca da performance perfeita.
Entretanto, nós temos nossas fraquezas: design e beleza.
Bem, isso não é mais uma fraqueza insolúvel. Com a ajuda da comunidade, não é tão difícil mudar esse problema. Há milhares de pessoas interessadas em tornar o Android uma plataforma de sucesso e vamos indicar abaixo alguns lugares onde você pode (e deve) aperfeiçoar seus conhecimentos de layout e design de aplicativos Android.



androidpatterns.com
Nesse site você encontra dicas diversas para solucionar as questões recorrentes que encontramos ao desenvolver um aplicativo Android. Aborda cenários como: obtenção de dados do usuário, informação em banco de dados, navegação, notificação, customização, padrões de tela e muito mais.




androiduipatterns.com
Quer ganhar dinheiro com seu aplicativo ou espera que ele esteja entre os recomendados do Market Android? Então você deve ter cuidado especial com a interface de usuário. Se o seu usuário não estiver satisfeito, provavelmente vai te dar uma nota ruim e ainda devolver seu programa. Como solucionar isso?
Este site descreve pontos fortes e fracos ao utilizar certos elementos gráficos.





7 principios de design de aplicativos mobile
A Smashing Magazine escreveu um ótimo artigo sobre alguns principios importantes que devem ser seguidos para um bom desempenho de seu aplicativo. Apesar de não ser específico para Android, as dicas e orientações se aplicam igualmente. Item obrigatório de leitura se você deseja criar aplicativos que se destaquem na multidão de 200.000 aplicativos do Market.




Human Interface guideline v1.0 e Human Interface guideline v1.1 – Honeycomb
Adam Beckley, da Mutual Mobile, compilou algumas dicas muito legais sobre elementos gerais da interface padrão do Android e como utilizá-los. A versão 1.1 aborda inclusive alguns aspectos de criação de aplicativos orientados ao Honeycomb, a versão Android para Tablets. Baixe os pdfs e tenha uma ótima leitura.





Human Interface Guidelines – iOS
Quem busca a perfeição se orienta inclusive pelo seu mais capacitado rival.
Nesse site você encontra, além de aspectos básicos exclusivos da plataforma iOS, aspectos e conceitos fundamentais na construção de um aplicativo mobile. Leitura sugerida para quem deseja aproveitar princípios já fundamentados.






Android UI Design Patterns – Google I/O
E como não podíamos esquecer, o Google disponibiliza excelentes materiais (e vídeos) para o aprimoramento do nosso conhecimento em Android. Essa palestra, de nível intermediário, ensina como usar diversos tipos de modelagem para construir ótimos aplicativos Android. Essa palestra foi feita no Google I/O 2011, uma conferencia anual do Google para desenvolvedores.




Guidelines oficiais de interface de usuário do Android
Não poderíamos esquecer deste, que é o guia oficial do desenvolvedor Android. Com diversas dicas, artigos, e referências sobre os recursos básicos, intermediários e avançados. Leitura obrigatória!


E então, o que está esperando para começar a desenvolver em Android?

Te aguardo no market...

Nenhum comentário:

Postar um comentário