quinta-feira, 10 de novembro de 2011

StartupWeekend, o Google e os GTUGs


UPDATE: se você leu esse post antes de termos detalhes do hackathon, leia de novo  :-)

Google, StartupWeekend e os GTUGs acabaram de anunciar uma parceria bem legal.  Para quem não sabe o que isso significa, leia os tópicos abaixo. E fique atento neste site, porque o Google está preparando muita coisa para apoiar startups e empreendedores.

Sobre o StartupWeekend
StartupWeekends são eventos que duram um final de semana no seguinte formato: logo no começo você rapidamente apresenta a sua idéia. As melhores idéias são votadas e os responsáveis por elas montam os grupos multi-disciplinares com os outros integrantes que não apresentaram idéias ou cujas idéias não foram selecionadas. Participantes podem ser desenvolvedores, pessoas de negócio ou designers gráficos.
Durante o resto do final de semana cada grupo trabalha para fazer um protótipo ou primeira versão do produto e, no final, apresentam para uma banca. Os melhores projetos/protótipos ganham prêmios e todos são estimulados a criar um negócio de verdade em torno de seus projetos. Durante o final de semana mentores estão à disposição das equipes para auxiliar na abordagem e na viabilidade do produto, e vários dos membros da banca e dos mentores são personalidades e/ou investidores em empresas de tecnologia.
É uma excelente forma para dar um gás naquela sua idéia no fundo da gaveta e virar um empreendedor de sucesso. Até porque começar assim, transformando uma idéia em protótipo em dois dias, já é um enorme começo.

A parceria com os GTUGs
Os GTUGs vão oferecer bootcamps sobre temas relevantes aos participantes do StartupWeekend. A proposta é ajudar na qualificação técnica dos participantes para que eles cheguem no final de semana do evento mais afiados e não percam tempo com coisas básicas. Os temas mais prováveis serão AppEngine, Android, Chrome e HTML5.

E no Brasil...
O StartupWeekend começou no Brasil em 2010. Em 2011 aconteceram ou acontecerão eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Campinas. O próximo evento será em São Paulo no dia 18 de Novembro (daqui a pouco mais de uma semana). Essa parceria com o Google e os GTUGs já está sendo discutida há algum tempo mas, como os detalhes só foram acertados nos últimos dias, para este evento não teremos tempo de organizar um bootcamp. 

Foto do StartupWeekend do Rio de Janeiro, com Dave McClure

Porém estamos preparando um hackathon de Android e AppEngine no dia 17 e os vencedores ganharão ingressos pro SW de São Paulo! Em breve enviaremos às listas dos GTUGs de São Paulo e de Belo Horizonte os detalhes do hackathon.

UPDATE: Detalhes do hackathon aqui!

Preparem seus coding skills!

Não deixe de participar do StartupWeekend, mesmo que não possa ir ao hackathon, pois é uma excelente oportunidade para hackear e, quem sabe, criar uma empresa de sucesso!

Se você pretende participar, avise ao coordenador do seu GTUG. Temos condições especiais de inscrição para os membros dos GTUGs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário